
Penthouse na Foz do Douro - Conceito Passivhaus num projeto único
Share
É em plena margem do rio Douro, inserido num complexo residencial de construção recente, que encontramos este projeto do ADA-Atelier de Arquitetura. Nascido da vontade do cliente de juntar dois apartamentos de 247 m2 numa única penthouse de 500 m2 com três quartos, este apartamento na Foz do Douro permite desfrutar de uma das mais deslumbrantes paisagens urbanas e naturais de Portugal.

O conceito de design do ADA centrou-se na criação de uma casa moderna e confortável, com princípios sustentáveis e eco-friendly, alinhados com o conceito Passivhaus, assegurando a máxima eficiência energética e aproveitando, simultaneamente, a deslumbrante vista virada a sul. Tido como o maior desafio deste projeto, a beleza da paisagem circundante foi captada e integrada perfeitamente nos espaços interiores.
Espaçosa e em plano aberto, é a partir da sala de estar que se pode apreciar plenamente a espetacular paisagem exterior, realçada por um pôr do sol deslumbrante. Este espaço está subtilmente dividido por dois volumes cónicos: o maior serve de casa de banho para hóspedes, separando o hall de entrada da sala de estar, enquanto o volume mais pequeno funciona como um armário-bar. Uma lareira alimentada a pellets, entre duas grandes janelas, proporciona calor durante os meses de inverno. A varanda, virada a sul com vista para o rio e para o mar, transforma as janelas da sala de estar em deslumbrantes ecrãs naturais cheios de luz.
O branco foi escolhido como a cor principal para os acabamentos de superfície, refletindo as tonalidades em constante mudança da luz solar ao longo do dia e das estações. A laje da varanda proporciona uma excelente proteção contra a luz solar direta, permitindo a instalação de grandes janelas de correr de vidro triplo para uma maior eficiência térmica. Nas fachadas leste e oeste, onde as janelas não têm proteção solar, foram criados dois jardins interiores que funcionam como escudos térmicos naturais.
O acesso ao quarto principal faz-se através de um corredor ondulante e cénico, ladeado por portas pivotantes curvas que escondem as zonas de vestir. A partir da cama, sentado ou deitado, é possível apreciar a visão hipnotizante do rio a fundir-se com o mar - uma vista verdadeiramente única e de sonho. Mesmo da janela da casa de banho principal, é possível vislumbrar o rio e a cidade.

A sustentabilidade está no centro do design da ADA, provando que mesmo um apartamento de luxo pode ser uma casa amiga do ambiente. O sistema de domótica inteligente garante uma elevada eficiência e gestão energética. O pavimento é feito de madeira composta de carvalho proveniente de árvores renováveis e assente em contraplacado. A iluminação LED, conhecida pelo seu baixo consumo de energia, é utilizada em todas as divisões. Nas casas de banho, o desperdício de água é minimizado com recurso a painéis fotovoltaicos, que bombeiam e filtram a água do duche para reutilização no autoclismo.
Este apartamento apresenta uma disposição meticulosamente concebida e personalizada para todos os espaços funcionais, incluindo a casa de banho de hóspedes, os armários dos quartos, os armários da cozinha e a arrumação da sala de estar. Incorpora a essência da vida sustentável, oferecendo um espaço de alta eficiência energética próximo da certificação Passivhaus. Além disso, o seu avançado sistema de tratamento de ar garante um ambiente interior saudável, tornando-o num retiro tranquilo e confortável que abraça totalmente a beleza da sua envolvente.
Texto: Carla Martins
Fotos: Fernando Guerra