
VASCO VIEIRA ARQUITETOS - As obras marcantes na Quinta do Lago
Share
Criada há 22 anos, a Vasco Vieira Arquitetos é reconhecida nacional e internacionalmente e são inúmeros os prémios e distinções que fazem parte da sua história. Especializada na criação de soluções arquitetónicas únicas e contemporâneas, que vão desde luxuosas moradias privadas a amplos resorts ecológicos, o portfólio da Vasco Vieira Arquitetos inclui ainda hotéis, restaurantes, spas e espaços comerciais, todos concebidos com foco na inovação, na sustentabilidade e na excelência estética.
Há quase 20 anos que a Vasco Vieira Arquitetos conta com projetos na Quinta do Lago, no Algarve. Com mais de 30 obras concluídas, são muitas as obras marcantes, não apenas para o atelier mas para a evolução da arquitetura do resort da Quinta do Lago, junto à Ria Formosa, hoje um dos grandes símbolos contemportâneos do luxo na área do turismo no nosso país. A Villas&Golfe destaca nesta edição algumas dessas obras, que inebriam e fazem suspirar.
Casa DM1
Foi a primeira obra da Vasco Vieira Arquitetos na Quinta do Lago, construída numa altura em que havia muito poucas obras de arquitectura moderna e contemporânea no resort e arredores. O conceito da moradia foi desenvolvido de modo a explorar ao máximo as qualidades do terreno, nomeadamente a exposição solar e as vistas – e a beleza desse conceito nota-se. A moradia em forma de «L» surge com todos os espaços sócios com ligação direta para o exterior e espaços exteriores cobertos, que servem como uma extensão do interior com zonas de refeições e de estar. A piscina, localizada no lado sul do lote para aproveitamento da melhor exposição solar, é o ponto fulcral do «pátio» exterior.
Esta obra despertou maior interesse e apreciação da arquitetura modernista contemporânea, tendo tido um efeito impulsionador no surgimento de obras modernas e de melhor qualidade na Quinta do Lago.
Casa BK
Marcante para Vasco Vieira, esta obra é o reflexo da essência da sua arquitectura. Com uma linguagem muito simples, um volume muito linear a estender de nascente a poente quase todo o comprimento do lote, a fachada Norte completamente cega e a fachada sul completamente transparente com todos os espaços sócias (sala, sala de jantar, cozinha), os quartos virados a sul, esta obra encanta pela fantástica vista do lago e do mar.
Por cima deste volume, um outro, perpendicular, a «flutuar» por cima do volume principal, onde está situado o principal quarto da moradia, também com vistas para o lago e o mar. Os materiais, como o betão à vista, foram de utilização quase pioneira para época.
Casa IR
A Casa IR marca pela predominância de curvas formas orgânicas. A pedido do proprietário, que não queria linhas retas nem volumes retangulares, Vasco Vieira desenhou uma moradia sem qualquer linha reta, mantendo, no entanto, a essência da linguagem arquitetónica do atelier. A fluidez dos espaços interiores e a ligação dos espaços interiores e exteriores são um ponto forte dos projetos do atelier Vasco Vieira Arquitetos.
Texto: Carla Martins
Fotos: Marcelo Lopes