
Casa de Santo Amaro - Azeite único de um olival centenário
Share
É em 1687 que nasce a história da Casa de Santo Amaro, hoje na posse da oitava geração familiar. Com cerca de 165 hectares de olival, num total aproximado de 30 mil oliveiras unicamente de variedades autóctones, a história deste azeite sente-se verdadeiramente na terra, já que aqui encontramos cerca de 50 hectares de olival centenário.
«A variedade das suas oliveiras autóctones distingue os diferentes azeites.»
A variedade das suas oliveiras autóctones distingue os diferentes azeites. O terroir caraterístico da região de Trás-os-Montes, a dedicação e o profissionalismo de toda a equipa e o empenho de Francisco Ataíde Pavão, especialista em azeite e autor de todos os blends dos azeites da Casa fazem deste um azeite único e especial. Todos têm certificação DOP Azeite de Trás-os-Montes, entre os quais encontramos os distintos Casa de Santo Amaro Prestige, Casa de Santo Amaro Praemium, Casa de Santo Amaro Grande Escolha, Casa de Santo Amaro Nature Biológico, Casa de Santo Amaro Clássico, Casa de Santo Amaro Selection e In Memoriam by Casa de Santo Amaro.
Os azeites da Casa de Santo Amaro podem ser denominados como Azeites de Quinta, já que, desde a produção da azeitona, passando pela extração do azeite, até ao embalamento e à comercialização do produto final, tudo é feito na exploração agrícola, podendo desta forma integrarem-se no conceito Farm-to-Table. Durante o ano, a equipa trata das oliveiras da Casa, colhe a azeitona em finais de outubro e extrai o azeito do próprio lagar. O seu armazenamento e embalamento é feito internamente, nas próprias instalações e a família não acredita noutra forma de produzir Azeite Virgem Extra de alta qualidade, considerando-o «puro sumo de azeitonas frescas e saudáveis».
Nos últimos 15 anos, foram mais de 300 os prémios internacionais e nacionais alcançados. Alguns deles nos concursos mais conceituados e prestigiados do mundo, nomeadamente o Concurso Mário Solinas, em Espanha; o New York International Olive Oil Competition, nos EUA; o Olive Japan IOOC, no Japão; o EVO IOOC, em Itália; o TERRAOLIVO IOOC, em Israel; e o Concurso Ovibeja, em Portugal.
«Nos últimos 15 anos, foram mais de 300 os prémios internacionais e nacionais alcançados.»
Manter a tradição é perpetuar no tempo um sabor único, e a qualidade de um produto verdadeiramente luxuoso. Colheita após colheita, a Casa de Santo Amaro não descura o nível qualitativo dos seus azeites, e, a curto prazo, pretende incrementar novos azeites no portfólio da marca, provenientes de olivais centenários e de variedades distintas.
Texto: Carla Martins
Fotos: Casa de Santo Amaro