Humberto Barbosa, Fundador da Clínica do Tempo  - «A fórmula da longevidade é baseada em quatro fatores essenciais […] que dependem exclusivamente de nós.»

Humberto Barbosa, Fundador da Clínica do Tempo - «A fórmula da longevidade é baseada em quatro fatores essenciais […] que dependem exclusivamente de nós.»

Com mais de quatro décadas de atividade profissional, Humberto Barbosa é o fundador da Clínica do Tempo, reconhecida nacional e internacionalmente pela inovação nos seus tratamentos de rejuvenescimento. No filho, Tomás Barbosa, que integra a equipa de nutrição da clínica, vê hoje assegurada a continuidade deste projeto. O equilíbrio para atingir a longevidade é o mote para esta conversa com a Villas&Golfe, onde se fala de slow living e de ciência.

O que o levou para a área da nutrição e, mais tarde, para a especialização em antienvelhecimento?
O facto de ter conhecido na minha infância, no Funchal, várias pessoas com mais de 90 anos e algumas até com mais de 100, e me ter intrigado sobre o porquê de algumas pessoas viverem tanto e outras morrerem de repente de enfarte ou AVC, com apenas 40 anos de idade.

Tem mais de 40 anos de experiência profissional. Com base na enorme evolução vivida na área do anti-aging nos últimos anos, o que podemos esperar da próxima década nesta área?
Independentemente de toda a evolução alimentar e tecnológica que certamente acontecerá nesta área, os principais fatores para vivermos mais anos com mais saúde não serão diferentes dos que existem na atualidade. Além de um estilo de vida saudável, é necessário eliminar de uma forma definitiva e saudável os dois principais fatores de envelhecimento precoce e morte prematura: excesso de gordura – a principal causa de enfartes e AVCs – e o excesso de radicais livres – que tem uma ligação direta com o cancro e com doenças neurodegenerativas como a demência, o Parkinson e o Alzheimer.

A Clínica do Tempo é reconhecida como líder mundial anti-envelhecimento e o tratamento TIME REVERTER tem tido parricular destaque. Fale-nos um pouco das vantagens que este tipo de tratamentos pode oferecer.
O TIME REVERTER – o primeiro Regenerador do Corpo Humano – com tecnologia da NASA que elimina o excesso de radicais livres do organismo, rejuvenesce as células, a pele, e diminui drasticamente o risco de cancro, Parkinson, Alzheimer e demência. É uma cápsula futurística vertical, de grandes dimensões, e dentro da cápsula existem 57.600 pontos de luz, em que 50% são de red light therapy - entre 600 e 800nm - e os outros 50% de near-infrared light therapy - entre 810 e 100nm. Com apenas 4 sessões de 15 minutos, é possível rejuvenescer o organismo, de dentro para fora e atrasar o processo de envelhecimento. A eficácia deste tratamento é comprovada, não só pelo bem estar imediato que se sente, mas por um exame clínico chamado Análise VMO que permite avaliar o nível de oxidação celular e a idade biológica.
O que é que as pessoas procuram mais: a perfeição física ou a saúde?
Alguns procuram mais a saúde, mas outros, assumidamente, só estão preocupados com o seu aspeto físico e procuram a Clínica do Tempo para ficarem mais belos. A esses nós explicamos que, na nossa clínica, para se ser mais belo tem de se ser mais saudável.

«O TIME REVERTER […] elimina o excesso de radicais livres do organismo, rejuvenesce as células, a pele, e diminui drasticamente o risco de cancro […]»

Faz muitas palestras, em Portugal e no estrangeiro, sobre longevidade. Há para si uma forma simplificada de encontrar essa longevidade?
A fórmula da longevidade é baseada em quatro fatores essenciais: alimentação saudável, prática regular de exercício físico, controlo de stress e equilíbrio emocional. As boas notícias é que estes quatro fatores dependem exclusivamente de nós.

A vontade de parecer mais jovem pode estar a contribuir para o idadismo? Pode viver-se bem com rugas?
O idadismo é um preconceito que, infelizmente, está muito presente na sociedade e que pode descriminar as pessoas mais velhas. As rugas não são a preocupação principal pois, normalmente, vêm acompanhadas de sabedoria e sensatez que os mais jovens por vezes não têm. O problema está mais na ausência de hábitos de vida saudáveis que leva as pessoas a terem excesso de gordura e de radicais livres, e a morrerem prematuramente de enfarte, AVC e cancro. 

No seu dia a dia, o que faz para se manter bem consigo próprio?
Utilizo a mesma fórmula de longevidade para mim próprio, e não é segredo! Tenho uma alimentação cuidada e saudável, faço diariamente uma hora e meia de exercício físico – cardio e musculação, controlo perfeitamente os níveis de cortisol que o meu organismo produz perante uma situação adversa, e tenho equilíbrio emocional pois sou casado com a mesma mulher, a Gabriela, há mais de 40 anos, tenho 3 filhos e 5 netos. E a família é, sem sombra de dúvidas, o meu porto de abrigo.

Cada vez mais a simplicidade, nomeadamente das rotinas e dos prazeres da vida, é vista como verdadeiro luxo. Concorda que a felicidade está, muitas vezes, no que é mais simples? Ser praticante do conceito slow living contribui para aumentar a longevidade?
Viver devagar é a essência do movimento slow living, que propõe uma vida mais consciente, equilibrada, e com menos stress. É um convite para desacelerar, simplificar, e aproveitar o presente na sua plenitude, em vez de viver no piloto automático sempre correndo contra o tempo, fazendo escolhas mais conscientes e valorizando aquilo que realmente importa: relações, bem estar, saúde e tempo livre. O conceito do Slow Living é um passo importantíssimo para ter mais qualidade de vida, mas se vivermos devagar e sem stress, mas não fizermos exercício físico e tivermos 20kg a mais de gordura, corremos na mesma risco de morrer prematuramente de enfarte ou AVC.

Quer deixar alguma dica adicional aos leitores da Villas & Golfe?
Antes de fazê-lo aos vossos leitores, quero deixar uma mensagem à revista Villas & Golfe, e ao seu fundador Paulo Martins, pela sua longevidade e níveis de qualidade, excelência e inovação que estiveram sempre presentes, edição após edição, desde o primeiro número em Setembro de 2001 até à edição de celebração dos seus 23/24 anos de existência. Já para os leitores a minha dica é que vivam devagar e envelheçam ainda mais devagarinho, sem excesso de gordura e de radicais livres.

Texto: Carla Martins
Fotos: Direitos Reservados

 

Voltar para o blogue