THE LINCE SANTA CLARA - Uma viagem de história e luxo intemporal

THE LINCE SANTA CLARA - Uma viagem de história e luxo intemporal

Um hotel contemporâneo com um passado fascinante. Situado no coração de Vila do Conde, na intersecção das águas serenas do rio Ave e da grandiosidade do oceano, ergue-se o hotel que habita o histórico Mosteiro de Santa Clara. A sua singularidade não se resume à sua arquitetura notável, mas também à capacidade de unir o legado histórico ao conforto e sofisticação contemporâneos. Este magnífico edifício, de traços neoclássicos e simetria exímia, é um testemunho da passagem do tempo e irradia uma presença imponente.

As suas origens remontam a 1318, resultado de um sonho dos seus fundadores. Porém, o Mosteiro como o conhecemos nos dias de hoje resulta de diversas obras de renovação que decorreram no século XVIII. No The Lince Santa Clara, o passado e o presente convergem harmoniosamente, guiados pelo propósito de moldar memórias inesquecíveis em cada recanto. 
A tranquilidade é intemporal. O hotel disponibiliza um total de 87 quartos, incluindo 9 suites, cada uma designada com nomes que evocam figuras notáveis da nobreza, do passado conventual e da literatura lusitana, mergulhando nas páginas da história associada à cidade de Vila do Conde. Todos os quartos estão virados para o rio, para a cidade ou têm vista mar, integrando por isso uma luz natural incrível. Quando abrimos a janela, imergimos no rio e na cidade.

«Um hotel contemporâneo com um passado fascinante.»

Aqui, cada divisão é cuidadosamente pensada e transporta os hóspedes aos tempos de contemplação e serenidade do antigo Convento da Ordem das Clarissas. O bar, por exemplo, funciona na antiga cantina dos Monges, e serve, todos os dias, um chá de abadessa. No espaço subterrâneo onde as freiras secavam o trigo e o milho e que servia de passagem para o rio, funciona hoje um Centro Interpretativo, criado em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, que conta a história do Mosteiro.
Mas o The Lince Santa Clara é também uma celebração dos sentidos e conta com dois restaurantes à disposição, onde cada refeição é uma jornada de descoberta de sabores, aromas e texturas. No Restaurante Mosteiro a gastronomia tradicional da chef Julia Oliveira é destaque. O cabrito, a vitela, são alguns dos pratos que celebram a reunião à mesa, típica do norte, num conceito de partilha.  Já no Restaurante Oculto, que arrecadou uma estrela Michelin apenas 8 meses depois da abertura, o foco é o fine dining. Devido à proximidade com o mar, a carne não entra no menu, concebido pelo chef Vítor Matos em parceria com o chef residente Hugo Rocha. A promessa é que durante a refeição se sintam variações de sabores e experiências.
A imponência do The Lince Santa Clara contrasta com a serenidade interior de um lugar que, outrora, foi oração, introespeção e sabedoria. Recanto na cidade, miradouro e exclusividade são as melhores formas de definir este lugar de charme e requinte.

Texto: Carla Martins
Fotos: The Lince Santa Clara/ João Morgado – Fotografia de Arquitetura

Voltar para o blogue