Arquiteto Jaime Coutinho, CEO Jaime Coutinho – Projetar para estilos de vida

Arquiteto Jaime Coutinho, CEO Jaime Coutinho – Projetar para estilos de vida

Portugal, situado no extremo ocidental da Europa — «onde a terra se acaba e o mar começa» — ocupa uma posição estratégica entre o continente europeu e o americano, o que se traduz numa natural abertura aos mercados turísticos e imobiliários de ambos os lados do Atlântico.
O clima mediterrânico ameno, com sol durante grande parte do ano, constitui um fator determinante para esses mercados turísticos. A par disso, a longa história cultural do território português, marcada por uma notável diversidade patrimonial — natural, construída e imaterial — reforça a sua projeção internacional. A literatura, a música, onde o fado e o cante alentejano se destacam, as artes e a reconhecida gastronomia, contribuem para afirmar Portugal como um destino turístico de grande relevância, reconhecimento esse também refletido nas diversas classificações de Património Mundial atribuídas pela UNESCO.
A hospitalidade da população portuguesa, resultado de uma herança histórica que integra influências fenícias, celtas, romanas, árabes e cristãs, reforça esta identidade aberta e cosmopolita.
Neste contexto, o Algarve assume-se como uma das regiões mais procuradas, tradicionalmente por residentes do norte da Europa e, mais recentemente, também por cidadãos do continente americano, em particular dos Estados Unidos.
Perante este novo paradigma, o atelier JCA, com uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos residenciais nos principais resorts do chamado Golden Triangle (Quinta do Lago, Vale do Lobo e Vilamoura), adapta-se a uma realidade marcada pela crescente diversidade cultural dos clientes na sua origem.
O lema «Projetar para estilos de vida (Design for Lifestyles)» traduz precisamente essa abordagem. Cada projeto é desenvolvido de forma singular, respondendo às expectativas do utilizador final e às especificidades culturais que o caracterizam. Daí resulta um portfólio naturalmente eclético, onde coexistem linguagens arquitetónicas que variam entre interpretações mais tradicionais e abordagens contemporâneas.
Após três décadas de prática, o atelier JCA continua a afirmar este ecletismo como princípio orientador, procurando que cada projeto se traduza na concretização plena do conceito inerente a uma «dream family holiday home in sunny Algarve».

Arquiteto Jaime Coutinho
CEO Jaime Coutinho – Gabinete de Arquitectura Unipessoal, Lda.

 

Voltar para o blogue