LE BABACHRIS - O amor e o slow living numa experiência gastronómica única

LE BABACHRIS - O amor e o slow living numa experiência gastronómica única

Quando se abre a porta do Le Babachris, é como se uma voz serena nos dissesse ao ouvido que a partir do momento em que entramos é mesmo para saborear - a comida, a companhia, o espaço, o tempo. Mais do que uma refeição, aqui vive-se a partilha e o convite a uma incrível experiência gastronómica, ou não estivéssemos a falar de um premiado Bib Gourmand pelo Guia Michelin.
Mas em boa verdade, este restaurante é muito mais do que isso. O nome – Le Babachris – é a junção dos nomes Christian e Bárbara, e o resultado vivo da concretização de um sonho construído por Bárbara Rodrigues, portuguesa de Fafe, e o chef  Christian Rullán, de origem francesa mas crescido em Maiorca. A paixão que os juntou é hoje também a base de um trabalho em equipa. Bárbara é a chefe de sala e a responsável por garantir que o cliente tem tudo para desfrutar do momento, onde a essência está na simbiose de sabores que a criatividade do chef proporciona.
No Le Babachris não há internet nem televisão. O chef Christian Rullán afirma que em cada prato confecionado há um único intuito: que através dos sabores, o cliente possa abstrair-se do mundo e fazer uma verdadeira pausa. Guimarães não foi, por isso, cidade escolhida à toa para a concretização deste sonho. A sua tranquilidade captou a atenção do chef, confirmando o estilo de vida que privilegia não só na sua própria realidade como na confeção dos seus pratos: o slow living.
Prepare-se para tudo menos para cozinha tradicional: aqui há fusão, com bases mediterrâneas.
Apesar da carta, no Le Babachris nenhum dia é igual ao outro, porque cada visita pode significar conhecer novos sabores e expriências, criadas pelo esforço de uma equipa cheia de energia e paixão naquilo que faz, tornando cada refeição um momento único e exclusivo. Aqui faz-se cozinha de inspiração, respeitando a sazonalidade, a essência pura de cada produto e a qualidade de cada ingrediente. 
Prepare-se para tudo menos para cozinha tradicional: aqui há fusão, com bases mediterrâneas. Comece lentamente: sinta a manteiga fumada com pimenta da jamaica parecer derreter na boca, no pão de massa mãe mais incrível que irá experimentar – receita única do chef, com um processo de cozedura de 72 horas de fermentação. Depois do couvert, as entradas, que vão levá-lo a pensar que está a saborear o mundo: tártaro de atum com albedo, carpaccio de gambão com espuma e queijo parmaggiani ou kebab de polvo são algumas opções, que muito aconselhamos. Lembre-se que tem tempo, e o tempo será o seu melhor aliado.
Comece lentamente: sinta a manteiga fumada com pimenta da jamaica parecer derreter na boca, no pão de massa mãe mais incrível que irá experimentar […].
Para prato principal há carne, peixe e um conceito novo, que eleva a carta do Le Babachris: os arrozes em formato de paella. O de tinta de choco vai deixá-lo deliciado, a pensar que nunca comeu algo assim. E já agora, e porque não nos apressamos, não passe pelo Le Babachris sem provar o bacalhau com molho bourbon, pescado com anzol e uma receita única do chef, que vai partir como se fosse o alimento mais delicado que já teve no seu prato. Dizem que o português que o prova… questiona as centenas de receitas de bacalhau que já existem! Mas não vamos alimentar polémicas…
[…] não passe pelo Le Babachris sem provar o bacalhau com molho bourbon, pescado com anzol e uma receita única do chef […]
E apesar de termos a certeza de que o Le Babachris fará parte da sua lista de melhores experiências, garantimos que esta ainda pode ter um upgrade - as sobremesas do chef são o culminar desta viagem. O tout chocolat para os amantes de chocolate ou o douceur fruit rouges et citron para os que preferem sabores cítricos são recomendações infalíveis.
Por fim, dizer-lhe que o Le Babachris encanta não só pela comida, pelo ambiente agradável, pela capacidade que tem de nos fazer desligar e saborear, mas também pelo ambiente familiar que vai sentir. Não hesite em dar uma palavrinha ao chef Christian e à esposa Bárbara, que de uma forma única vão fazê-lo sentir-se verdadeiramente em casa.

Texto: Carla Martins
Fotos: Ana Nogueira
Voltar para o blogue