Restaurante Fortaleza do Guincho – A autenticidade de saborear e sentir

Restaurante Fortaleza do Guincho – A autenticidade de saborear e sentir

Foi em 1998, com a abertura do Hotel, que começou também a história do Restaurante Fortaleza do Guincho. Desde o primeiro momento, com a consultoria do chef francês Antoine Westermann, galardoado com três estrelas do célebre Guia Vermelho, que o objetivo foi criar um restaurante de alta cozinha, que rapidamente se transformou numa referência em Portugal.

Os dias de hoje fazem jus ao objetivo: almoçar no Fortaleza do Guincho pode tornar-se um dos momentos favoritos de quem por ali passa. A inspiração começa no Atlântico, à vista, e termina nos sabores genuínos e únicos de cada prato. De referir que em 2001, o restaurante ganhou uma estrela Michelin, que ainda mantém, 14 anos depois. Ao longo deste tempo, passaram pela Fortaleza os maiores nomes da gastronomia portuguesa, motivo pelo qual o restaurante adquiriu mesmo o estatuto de «escola».

A inspiração começa no Atlântico, à vista, e termina nos sabores genuínos e únicos de cada prato.

É atualmente o chef Gil Fernandes, com 28 anos, quem assume a chefia da cozinha, após três anos de muita dedicação e criatividade, enquanto sous-chef. À mesa, a experiência continua a ser de descoberta, a cada momento, em torno da cultura e da história portuguesas. 

Originalmente com uma cozinha de base clássica francesa, os produtos e as tradições nacionais têm vindo a ganhar cada vez mais protagonismo neste espaço. O melhor peixe e marisco da costa portuguesa, bem como a mais elevada qualidade dos produtos locais e nacionais são uma constante na mesa do Guincho, homenageados e criados em cada prato, em cada época, reconhecidos pela imprensa e crítica nacional e internacional. Lingueirão, santola, chorão das praias, buzinas são alguns dos produtos que pode provar, com um sabor a mar único e inesquecível. E se por aqui passar, experimente o arroz de lapas com funcho do mar – receita da avó. Prometemos que não se vai arrepender.

Espaço informal e descontraído, o Fortaleza do Guincho apresenta também o Spot by Fortaleza do Guincho, um novo conceito onde pode desfrutar de petiscos típicos de Portugal, com uma vista magnífica sobre o oceano Atlântico na esplanda ou nos espaços interiores. 

O melhor peixe e marisco da costa portuguesa, bem como a mais elevada qualidade dos produtos locais e nacionais são uma constante na mesa do Guincho […]

Nesta cozinha feita de memórias, mas aberta ao presente, a inspiração na natureza permite valorizar a autenticidade dos ingredientes. Se for embora a questionar a criatividade e particularidade de um prato, saiba que no Fortaleza do Guincho se pratica o foraging, a procura atenta e consicente dos sabores que crescem livres, silvestres e naturais, como as algas, colhidas pelo próprio chef. Por aqui, acredita-se na gastronomia como a identidade de um povo e a expressão viva da sua cultura e das suas histórias. No Fortaleza do Guincho, servir é uma forma de cuidar.

Nesta cozinha feita de memórias, mas aberta ao presente, a inspiração na natureza permite valorizar a autenticidade dos ingredientes.

 

Texto: Carla Martins
Fotos: Arlei Lima

Voltar para o blogue