
Anantara New York Palace Budapest Hotel - Onde o luxo é sobre tempo e memórias
Share
No coração de Budapeste, na elegante avenida Erzsébet Körút, vive um hotel que se alimenta do passado para fomentar presente e futuro. As cinco estrelas foram alcançadas sem pressa, fruto de uma construção exigente e minuciosa que finalizou em 1894, tendo-se tornado uma obra-prima arquitetónica e cultural desde então, conhecida por abrigar um dos cafés mais bonitos do mundo. Perdidos entre detalhes barrocos e antiguidades centenárias, fomos conhecer o Anantara New York Palace Budapest Hotel, o ponto de encontro dos intelectuais e dos amantes da filosofia epicurista.
Inspirada no período Belle Époque, a decoração permite-nos fechar os olhos e imaginar como seria o som dos sapatos a deslizar ao ritmo das valsas interpretadas pela orquestra dos bailes palacianos. Idealiza-se o aroma a perfume francês, delicado e feminino, que seduzia os homens de silhueta alta, terno e cartola. Culpe-se o devaneio pela presença das colunas clássicas, os lustres, os arcos de volta perfeita, as cúpulas e os afrescos. Pelas cores nobres e pela predominância do estilo rococó. Sugestiva é também a fachada do Anantara, composta de mármore e adornada por esculturas faustosas. A conferir-lhe altura está a torre do relógio, esta que regista a longevidade do edifício, servindo-se de horas e minutos para contar a história de quem por ali também decide passar.
O estilo clássico a contrastar com o conforto contemporâneo
Ao todo, somam-se 185 quartos e suítes sumptuosas. As tipologias variam conforme a vista, o pack de comodidades e os metros quadrados, embora haja algo que as una: o estilo clássico a contrastar com o conforto contemporâneo. Desde terraços com vista para a cidade até quartos interligados, as opções correspondem às expetativas até dos mais exigentes. Para complementar a experiência, o hotel dedica um dos seus espaços ao tratamento do corpo e da mente. Assim, o spa engloba sauna seca e a vapor, duche de sensações e piscina de relaxamento aquecida. Os tratamentos e massagens personalizáveis são vivamente aconselhados, já que consistem nas propriedades curativas das águas termais da Hungria, com vista a repor o equilíbrio e a aliviar a tensão muscular.
O mundo da gastronomia também aqui se cruza, especialmente no New York Café, onde poderá explorar as subtilezas da cozinha húngara, enquanto se perde numa arquitetura imbuída de história e imponência. Peça o café de ouro 24 quilates e a delícia de chocolate e, assim que tiver oportunidade, mire os cantos da sala – é provável que encontre uma personalidade conhecida a degustar o pequeno-almoço como se fosse um ritual sagrado. Saiba que no perímetro do complexo hoteleiro estão os principais teatros e salas de concerto de Budapeste. Aventure-se e regresse ao Anantara quando o frio levar a melhor. Aconchegue o coração com o Afternoon Tea Ritual e arrisque-se numas aulas de culinária em grupo. O átrio convidá-lo-á, ainda, a relaxar e a ler um livro, embalado pelos sons urbanísticos, e o The Poet Bar desafiá-lo-á a escrever poesia com a degustação das bebidas espirituosas. De facto, no Anantara New York Palace Budapest Hotel, cada hóspede é recebido como um elemento da realeza, sendo levado a recuar no tempo com um toque apurado de charme e elegância.
Conhecido por abrigar um dos cafés mais bonitos do mundo
Texto: Joana Rebelo
Fotografia: Direitos Reservados